SES-TO inicia nova edição do Programa Pesquisa para o SUS
Para promover o desenvolvimento científico e tecnológico e atender as necessidades e especificidades de saúde do Tocantins, de 22 a 26 de abril, os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão iniciar a nova edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). A ação começa pela etapa compreendida como ‘Oficina Virtual de Prioridades de Pesquisas (OPP)’, a qual consiste no levantamento das demandas em eixos temáticos.
O PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF) que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada UF brasileira e contribuir para a redução das desigualdades regionais. No Tocantins, ele ocorre em parceria do Ministério da Saúde (MS), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que tem a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde DR. Gismar Gomes (ETSUS), como membro da comissão gestora.
“Solicitamos a colaboração do trabalhador do SUS, para que a partir do Plano Estadual de Saúde, que é o instrumento condutor das ações de saúde pública entre os anos de 2024 e 2027 no Estado do Tocantins, possam trabalhar em três fases três fases: levantamento dos problemas de saúde com base em Eixos Temáticos; priorização dos problemas de saúde elencados e consulta à comunidade científica do estado para sugestões de Linhas de Pesquisa a partir dos problemas de saúde priorizados”, explicou o membro do Comitê Gestor do PPSUS, Antônio Hélio Vieira.