Hospital e Maternidade Dona Regina realiza Semana de Humanização
Com objetivo de proporcionar atendimento e acolhimento cada dia melhores, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) iniciou na terça-feira, 16, a Semana de Humanização. A ação com o tema ‘Acolhimento e Comunicação’ será realizada de acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde (MS), até o dia 18 de abril, nos períodos matutino e vespertino.
A coordenadora de Humanização do HMDR, Millena Uchôa, afirmou que “todo mês de abril, anualmente, é comemorada a Semana Nacional de Humanização, se referindo à Política Nacional de Humanização, para colocar em prática as diretrizes e dispositivos. Concomitante a isso, nós fizemos esse projeto, as Rodas de Conversas em Serviço: Acolhimento e Comunicação. Escolhemos essa temática de Acolhimento e Comunicação, porque é bem ampla, todos os trabalhadores precisam acolher desde a porta de entrada até a saída dos usuários, por todos os locais que ela perpassa”.
“Gostei muito da roda de conversa realizada aqui no nosso setor hoje, foi muito importante, pois mostrou como é importante a atenção, o cuidado, respeito e o acolhimento aos usuários do hospital. Também mostrou que é muito importante a comunicação entre nós, nossos próprios colegas de trabalho”, afirmou a coordenadora do Serviço Social do HMDR, Isis Munford.
A fisioterapeuta da Equipe de Humanização do HMDR, Carolina Barrionuevo, falou sobre o objetivo da ação. “A ideia é trocar ideias com as equipes, debater sobre o que é o acolhimento em relação ao usuário, e o acolhimento interpessoal também dos servidores. Falar sobre escuta qualificada e a classificação de risco com algumas diretrizes da Política Nacional de Humanização, que trabalham esse acolhimento. A ideia das rodas é que possamos trazer para os servidores pensamentos sobre como está a postura no dia a dia em relação ao acolhimento do usuário, pois pode chegar uma demanda que de repente não é diretamente sua, mas você pode acolher e tentar dar encaminhamento. Em relação às equipes também, quando a gente fala do acolhimento entre as equipes, traz muito a questão da comunicação, se está boa entre as equipes, entre um plantão e outro. A ideia é fomentar esses pensamentos para poder melhorar cada vez mais a assistência”.
O evento é coordenado pelas equipes de Equipe Matricial de Humanização (EMH), Núcleo de Educação Permanente (NEP), Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST), Núcleo de qualidade e segurança do Paciente (NQSP), Psicologia e Serviço Social.