Polícia Civil do Tocantins participa do 1º Encontro Nacional da rede Recupera que ocorre em Brasília
Nos dias 10 e 11 de abril, Brasília (DF) sedia o 1º Encontro Nacional da Recupera – Rede Nacional de Recuperação de Ativos, uma iniciativa voltada para o fortalecimento das unidades de recuperação de ativos das Polícias Civis e Federal. A iniciativa tem como objetivo descapitalizar as organizações criminosas e fortalecer as ações de aplicação da lei por meio da colaboração entre as unidades participantes.
O evento conta com a participação de figuras-chave do cenário nacional, incluindo o Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski; o secretário-executivo, Manoel Carlos de Almeida Neto; o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Luiz Sarrubbo; o secretário Nacional de Justiça (Senajus), Jean Keiji Uema e a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Marta Rodriguez de Assis Machado, além de representantes da Polícia Civil e Federal de todo o país.
A Recupera é uma iniciativa articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o propósito de identificar, localizar, apreender, administrar e destinar ativos relacionados à prática ou financiamento de infrações penais. A Rede busca criar um ambiente propício para o compartilhamento de experiências, boas práticas e capacitação integrada, com o propósito de fortalecer as unidades de recuperação de ativos das Polícias Civis e Federal.
Representando a Polícia Civil do Tocantins no evento, o delegado Guilherme Rocha Martins, titular da Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (DECOR – Palmas), explica a importância do encontro e afirma que o evento será um divisor de águas na gestão de ativos decorrentes de investigações criminais. “A rede criará unidades especializadas, promovendo integração, fortalecimento e compartilhamento de boas práticas no segmento de recuperação de ativos. A Polícia Civil do Estado do Tocantins se beneficiará significativamente, tendo acesso a uma importante fonte de recursos e estrutura por meio do apoio da Recupera”, destaca.