Centro de Mídias Educacionais do Tocantins participa da 3ª Expo RIEH
O Centro de Mídias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH do Tocantins) participou, de forma on-line, nesta sexta-feira 19, da 3ª Expo RIEH, com o tema: “Conectando boas práticas à Educação Híbrida”, que tem como finalidade promover a implementação de estratégias de Educação Híbrida para as séries do Ensino Médio.
A gerente de Ensino Médio da Seduc, Gabriela do Carmo, explicou como funcionou o projeto piloto. “O projeto piloto aconteceu no final do ano passado em sete unidades de ensino, trazendo essa interação virtual entre professor e estudante. Essas aulas realizadas nessas três semanas puderam contribuir com a aprendizagem dos nossos estudantes e o professor em sala de aula se sentiu engajado no processo, se sentiu motivado”.
Durante o encontro on-line, o Gerente do Centro de Mídias Educacionais do Tocantins e coordenador estadual da Rede de Inovação da Educação Híbrida, Wellington Fraga, destacou que durante o projeto piloto foram observadas algumas situações que precisam de ajuste ainda, como o fato de que nem todos os municípios do estado possuem acesso à internet rápida.
“A partir daí programamos a aula para que fosse somente de interação com os professores e estudantes. Pensamos na plataforma moodle para se adequar a acessibilidade de cada estudante. Outro ponto que observamos foi em relação aos equipamentos, local adequado para a transmissão e áudio de qualidade. Começamos também a preparar os professores que ainda tinham dificuldades no manuseio dos equipamentos, passamos as orientações de como organizar e os comandos necessários”, relatou.
Em 2023 foi realizado um projeto piloto no Tocantins, trazendo a Educação Híbrida como recurso metodológico para estudantes da 1ª série do Ensino Médio, com foco na Unidade Curricular de Projeto de Vida. As aulas aconteceram de forma síncrona, com um professor do Centro de Mídias interagindo com os estudantes e com o professor regente, de forma dinâmica e interativa. Além da interação, os estudantes tiveram acesso à plataforma AVA para realizar atividades.
O Centro de Mídias Educacionais do Tocantins está em consonância com os Eixos Aprendizagem e Tecnológico do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).
Rede de Inovação para Educação Híbrida
A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) é uma estratégia da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens. O objetivo é garantir apoio técnico e de infraestrutura dos sistemas tecnológicos para o fomento e para o desenvolvimento da Educação Híbrida na rede pública de ensino em todo o Brasil. Dessa forma, a iniciativa visa à elevação da qualidade e oportuniza o compartilhamento da produção e acesso aos conteúdos.