Técnicos da SES-TO participam de Especialização em Enfermagem Neonatal
Com objetivo de ampliar os conhecimentos dos enfermeiros que atuam em diferentes níveis do cuidado ao recém-nascido, servidores da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) iniciaram, na terça-feira, 16, a Especialização em Enfermagem Neonatal, promovida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No curso, os profissionais irão desenvolver competências e habilidades visando promoção, proteção, prevenção, tratamento e reabilitação dos bebês.
A primeira aula da especialização promovida de forma presencial ocorreu na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), e contou com 16 alunos, sendo 11 profissionais do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e cinco do Hospital Dom Orione (HDO).
A ação é resultado de uma parceria do Governo do Estado Tocantins com a Fiocruz, que tem capacitado enfermeiros das maternidades de todo o país. O curso é de forma híbrida (presencial e online), tem a duração de um ano, sendo dois dias com encontros presenciais e o restante online. Ao todo dez estados brasileiros participam, com 153 alunos ativos, capacitados por 10 tutores, em 39 maternidades brasileiras.
A enfermeira do centro cirúrgico do HMDR, Regina Gottardi, relatou que “descobri na Neonatologia uma coisa que eu não imaginava, com os bebezinhos eu consigo trabalhar de forma delicada, de forma que eu acolho e mantenho eles acolhidos. Tudo precisa ser muito minimalista, muito pequenininho. Eu sou formada em saúde pública e em nefrologia e nenhuma dessas duas áreas me trouxe prazer em trabalhar. Aqui a gente pode crescer, ter conhecimento e ajudar os colegas, é maravilhoso”.
“Essa especialização é muito importante porque vamos aprimorar os nossos conhecimentos, é com base no Qualineo do Ministério da Saúde, que é uma estratégia promotora da qualidade de atendimento para o neonatal. O objetivo é um bom retorno para a população, para os bebês, queremos desempenhar um bom trabalho, uma assistência de forma integral aos recém-nascidos, e assisti-los com aprimoramento”, afirmou a enfermeira do HDO, Viviane Rodrigues.
A tutora da especialização e enfermeira do Hospital Universitário Federal do Maranhão (HUFMA), Fabiana Alves, afirmou que, “essa especialização é um projeto que propõe levar a melhor assistência qualificada aos nossos bebês, é pactuada entre os estados do Brasil. Nesse momento atua em 39 estados, e leva a oportunidade de capacitar esses profissionais de enfermagem que atuam diretamente na assistência ao bebê. Ela é em conjunto com a Fiocruz, e conta com 153 alunos ativos, é a segunda vez que é realizada, propõe qualificar e humanizar a nossa assistência profissional”.