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Desafios matemáticos garantem aprendizagem e diversão em escola estadual de Combinado

Um grão de feijão contribuiu para o ensino e a aprendizagem de Matemática na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral de Combinado. Inicialmente, cada estudante que conseguisse realizar uma tarefa acumulava um grão de feijão. Essa semente era guardada, e o estudante que acumulasse mais grãos vencia. E como forma de criar um nome atrativo, os grãos foram substituídos por pontuações, por meio de desafios matemáticos, e o nome do projeto passou a ser “Pontos de milhões”, que conquistou o prêmio de 1º lugar no Prêmio Escola que Transforma. 

O projeto foi criado em fevereiro do ano passado, devido às dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental, uma defasagem herdada do período de aulas remotas por causa da pandemia da covid-19. 

Neste ano, o projeto continua sendo realizado com quatro turmas, sendo duas do 6º ano e duas do 7º ano do ensino fundamental. A professora Juliane da Cruz Oliveira, de Matemática, explicou a metodologia. “Todos os dias, propomos desafios matemáticos de acordo com o conteúdo estudado, seja com o uso de recursos didáticos ou por meio de resoluções de problemas, que são desenvolvidas de forma individual e em grupo”, esclareceu.

Juliane ressaltou que o projeto deu tão certo que representa um divisor de águas na escola. “Os estudantes estão mais motivados, aprenderam mais sobre a cooperação, a trabalharem em grupo e a vencerem seus próprios limites, por isso, digo que a iniciativa alcançou os seus objetivos”, comentou.

Como metodologia, a professora utiliza os desafios para resolver as questões de Matemática, como a tabuada cantada, jogos, vídeos e uno da multiplicação. A novidade é que são os próprios estudantes que fazem as correções das atividades propostas, fazendo com que eles sejam protagonistas da aprendizagem. 

A estudante Ana Carolina Palmeira Santana, 12 anos, destacou o seu interesse pelo projeto. “O Ponto de Milhões é uma iniciativa que me ajudou e me ajuda muito a ter mais interesse pela Matemática. O seu objetivo é acumular o maior número de pontos no bimestre. Além disso, há também um incentivo da professora, que oferece prêmios para os alunos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares. Eu gostaria de expressar minha alegria por ser uma das vencedoras desse maravilhoso projeto”, contou. 

A estudante Wellen Palmeira Batista, 12 anos, do 7º ano do ensino fundamental, destacou a importância do projeto para a escola. “Com o ‘Ponto de Milhões’, as aulas ficaram mais divertidas, dinâmicas e desafiadoras e, com isso, percebo que aprendi muito. E quando conseguimos fazer pontos, temos uma sensação maravilhosa e muitos colegas recuperam suas notas com essa aprendizagem de forma divertida”, frisou. 

Emanuelly Gonçalves Lino, 12 anos, frisou a motivação dos estudantes. “Passamos a nos dedicar às atividades escolares, passei a prestar mais atenção nas aulas e vejo que melhorei muito em todos os aspectos. Além disso, o prêmio que será oferecido aos alunos que apresentarem melhores desempenhos, nos motiva muito a estudar mais”, contou.

O superintendente Regional de Educação de Arraias, Cleber Flávio de Paula Teixeira, também falou sobre essa conquista da instituição de ensino. “O Prêmio Escola que Transforma evidencia o potencial de nossas escolas, profissionais e estudantes. Esse prêmio proporciona o empoderamento e a motivação dos envolvidos para a promoção de uma educação de qualidade”, afirmou.

O Prêmio Escola que Transforma é uma ação do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE), uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação. 

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