Deputado Luiz Lima (PL-RJ) apoia projeto que institui a medalha rei Pelé na Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução 129/23, que propõe a criação da Medalha Rei Pelé, a ser concedida pela Casa no mês de fevereiro de cada ano. O projeto, de autoria do deputado Gilvan Maximo (Republicanos-DF), recebeu parecer favorável do deputado Luiz Lima (PL-RJ) e seguirá para o Senado.
A proposta estabelece a concessão da medalha a pessoas e instituições brasileiras que se destacarem na contribuição ao desenvolvimento, atenção, promoção ou garantia do acesso a esportes para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. A cada ano, serão condecoradas dez pessoas e cinco instituições públicas ou privadas, indicadas por qualquer deputado e selecionadas por uma comissão julgadora composta pela 2ª Secretaria e pela Comissão do Esporte da Câmara.
O deputado Gilvan Maximo destaca a importância de reconhecer aqueles que contribuem significativamente para a promoção do acesso ao esporte, especialmente para as camadas mais vulneráveis da população. O projeto proíbe a indicação de pessoas que exerçam cargos administrativos na Casa ou parlamentares em exercício de mandato, além de vetar qualquer patrocínio ou auxílio externo à Câmara.