Escola de Novo Acordo aposta no projeto Soletrando para melhorar a leitura
Os educadores da Escola Estadual Pedro Macedo, de Novo Acordo, realizaram o projeto Soletrando, cujo objetivo é promover formas de aprimorar o vocabulário, melhorar a leitura e a escrita, além de envolver os estudantes nas atividades de linguagens.
Soletrando é uma ação realizada em todas as turmas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. O Projeto é dividido em oito etapas. E em cada uma, os estudantes têm direito de soletrar duas palavras, acertando uma, passa para a próxima fase, até chegar à competição final.
O resultado deu tão certo que a escola premiou os estudantes que conseguiram mais acertos na soletração de palavras. E foram premiados os estudantes Celine Rodrigues Alves, do 7º ano do ensino fundamental; Pedro Augusto, 6º ano; Gleyciara Alves, 8º ano, e Alessandro Magalhães Almeida, do 9º ano. Gleyciara ganhou dois prêmios, venceu a competição na sua turma e a disputa final com três palavras entre os vencedores.
A professora Erlandia Pires Ribeiro declarou o quanto o projeto foi importante para dinamizar a rotina de estudos. “O projeto é uma ação que envolveu todos os estudantes. O Soletrando tem um significado importante para os alunos, pois além de enriquecer o vocabulário, eles aprendem sobre o uso correto da acentuação gráfica e praticam a escrita correta das palavras”, explicou.
A estudante Celine Rodrigues Alves, 12 anos, falou do seu desempenho. “Eu me esforcei e consegui vencer todas as etapas e, com isso, senti um privilégio e um mérito. Foi uma sensação muito boa ter ganhado pela primeira vez o Soletrando e estou muito feliz”, frisou.
O estudante Alessando, 15 anos, também falou do privilégio de ter sido premiado. “Agradeço a minha família pelo apoio, a professora Erlandia e toda a equipe da escola por ter nos auxiliado. Participar do projeto nos ajuda a nos dedicarmos mais na leitura e estamos incentivando outros estudantes a participarem do Soletrando”, contou.